Categories
Blog

Independentemente da língua, perguntar para alguém sobre a idade pode ser uma situação um pouco delicada ou até mesmo constrangedora. A dica para quem está aprendendo inglês e quer lançar a pergunta “Quantos anos você tem?” num contexto apropriado, é sempre manter o sorriso no rosto e a delicadeza na fala.

No geral, nunca comece uma conversa com a pergunta “Quantos anos você tem?”. Afinal, existem diferentes maneiras de  puxar papo e mandar bem sem parecer etarista ou indelicado com o interlocutor. Seja no Brasil ou no exterior, é necessário ter um cuidado maior para falar sobre a idade de alguém.

Se for absolutamente imprescindível fazer a pergunta, certifique-se de que o seu interlocutor está à vontade, além de redobrar a atenção na escolha de palavras, tom e até mesmo linguagem corporal. Acima de tudo, lembre-se de que idade é apenas um número e ninguém é obrigado a responder nada.

 

Com isso em mente, veja algumas maneiras educadas de trazer a questão à tona:

  • Would you mind if I asked how old you are? (Você se importaria se eu perguntasse quantos anos você tem?)
  • Would you mind telling me your age? (Você se importaria em me falar a sua idade?)
  • May I ask how old you are? (Poderia perguntar quantos anos você tem?
  • Do you mind if I ask your age? (Você se importa se eu perguntar qual é a sua idade?)
  • Do you mind telling me your age? (Você se importa em me contar a sua idade?)
  • How old are you? (Quantos anos você tem?) 
  • How old are you now? (Quantos anos você completou?)
  • May I ask your age? (Poderia perguntar a sua idade?)

 


 

Quem está aprendendo inglês no CNA sabe que, ao iniciar uma conversa, é extremamente importante entender o contexto e imaginar a maneira como a pessoa vai reagir. Então, se existe a possibilidade de a pessoa ficar ofendida, não faça a pergunta – especialmente para pessoas mais velhas. Mas, claro, muitas pessoas jovens também não gostam de discutir a idade, especialmente se estão conversando com alguém pela primeira vez. Por fim, se for a primeira vez que você viu essa pessoa na vida, evite totalmente essa pergunta. Nunca julgue alguém pela idade! A maturidade ou jovialidade de uma pessoa não podem ser mensuradas em números.